No dia 10 de novembro de 1978, em reunião do Conselho Seccional da OAB/PR, foi deliberada a criação da subseção da OAB Apucarana.

O passo seguinte foi a nomeação, pelo Conselho da OAB Paraná, do presidente provisório e sua diretoria. A posse da primeira diretoria, que tinha como presidente os advogados Joel Miras Saboia, Vice-presidente Mohamed Alli Ançao Sobrinho, Secretário-Geral Valmor Santos Giavarina e Tesoureiro Hayton Lee Swain Filho, bem como a instalação oficial da subseção, com sessão histórica presidida por Eduardo Rocha Virmond, presidente em exercício da seccional da OAB/PR.

Empossada a primeira diretoria, o passo seguinte foi organizar a entidade e preparar a eleição, que aconteceria no ano de 1981, sendo encabeçada pelo saudoso advogado Theoquito Amador.

Na época de sua fundação, a OAB Apucarana abrangia os municípios de Cambira, Novo Itacolomi, Jandaia do Sul, Marumbi, Kaloré, Bom Sucesso, São Pedro do Ivaí, California, Marilândia do Sul e Mauá da Serra, lembrando que também faziam parte da Subseção os municípios de Ivaiporã e Arapongas e as cidades que a compõem até se tornarem Subseções, sendo assim a Subseção de Apucarana era considerada como umas das subseções de grande extensão territorial do Paraná, o que era um grande desafio para os primeiros dirigentes tornarem efetiva a presença da entidade.

A primeira sede foram duas modestas salas adquiridas pela OABPR localizada no 14º andar do Edifício Palácio da Indústria e do Comércio de Apucarana, que ficava na Rua Doutor Oswaldo Cruz, totalizando cerca de 171 m2 metros quadrados. O espaço era dividido em uma das salas havia recepção, sala para as reuniões, dois banheiros e a outra sala para realização dos cursos.

Foi na gestão do presidente Deusdério Tormina, 1998-2000 que o presidente da OAB Paraná Edgar Luiz Cavalcanti de Albuquerque, assinou a autorização de início da construção da atual sede. Um prédio com 506,44 metros quadrados, em dois pavimentos, localizado na Rua Rene Camargo de Azambuja, n.º 440, inaugurada no dia 20 de março de 2002.

A construção da sede foi o grande marco da advocacia apucaranense e da região. Tornou-se ponto de encontro dos advogados, que tinham agora local onde eram oferecidos diversos serviços e ocorriam os grandes eventos e debates, além de espaço de socialização.

Além dos citados acima, também presidiram a subseção da OAB Apucarana os advogados Jurandyr Lima Reis, Wladimir Ortigoza, Valdomiro Parra Agostinho, Edson Carlos Pereira, Valmor Ignácio Giavarina, Ezílio Henrique Manchini, José Carlos Sabatke Sabóia, Julio César Gonçalves, Adriano Moreira Gameiro, Carlos Antônio Stoppa, Albina Maria dos Anjos e atual gestão Marcio Marques Rei.

A grande verdade é que o trabalho da OAB Apucarana, como o de nossas coirmãs, é uma obra inacabada, realizada a muitas mãos e com a coragem e o suor de homens e mulheres que acreditam numa sociedade melhor. Então, essa história continua…